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Educação

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Como atuamos com nossos alunos

A centenária Casa Pia de São Joaquim, ao longo dos séculos, manteve a sua missão, voltada para ações sociais e de acolhimento, razão primeira da sua existência. Para tanto, contou no final do século XVIII, com o esforço pessoal do irmão leigo catarinense, Joaquim Francisco do Livramento, que com o apoio da comunidade, principalmente dos comerciantes, iniciou as atividades dessa Casa.


O patrimônio histórico da Casa Pia de São Joaquim, com pouco mais de dois séculos de sua fundação, continua preservado e com seus ideais de atuação voltados para ações de caráter social e educacional, adequando-se à contemporaneidade, implementando uma gestão moderna e desenvolvendo ações sociais que dialoguem e abranjam a comunidade.

Seu principal projeto social é a escola gratuita de educação infantil conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que atende a cerca de 200 crianças da comunidade, sobretudo do seu entorno, a partir do Grupo do 2 ao Grupo 5, com a finalidade, de desenvolvimento das crianças nos aspectos psicológicos, físicos, sociais e intelectuais, complementando a ação da família e da comunidade, as quais são integradas as atividades de caráter social promovidas.

A área ocupada pela escola foi reconstruída e totalmente adaptada para atender as orientações pedagógicas, necessárias à eficácia da aprendizagem. Os educandos adotam o turno integral quando lhes é garantida as três refeições/dia.

Atualmente, o número de vagas disponibilizadas é insuficiente para atender a comunidade que reconhece ser a escola uma excelente referência de aprendizagem, qualidade e responsabilidade social. A cada início de ano, há uma média de 430 inscrições para ocupar 60 vagas, estas liberadas, com a conclusão do Grupo 5. O objetivo é ampliação de vagas, mantendo a qualidade acadêmica, não apenas em quantidade, mas com a construção de um novo espaço físico para esta ampliação.

Projeto Pedagógico

Para preservar os nossos recursos naturais, a fauna e flora para as futuras gerações, devemos desenvolver consciência e preocupação com o meio ambiente e com os problemas derivados das atividades humanas. A melhor forma de despertar esses sentimentos e ações, é começar o quanto antes.

As crianças, em contato direto com a natureza, podem coletar informações e dados, desenvolver raciocínio, apurar suas hipóteses e chegar a conclusões sozinhas – isso tudo de forma empírica. Ou seja, além de conhecimento de sustentabilidade, aprendem a ser responsáveis, críticas e independentes. As crianças são vetores de conhecimento e podem até mesmo influenciar os hábitos de familiares e outras pessoas próximas.


Exemplos de atividades

Criação de horta, horto ou viveiro de mudas na escola; manejo de solo; compostagem, plantio, cuidados e colheita

Produção de alimentos como didática

Aulas ao ar livre, transformando conteúdos curriculares

Referencial curricular nacional


No que se refere ao conhecimento do mundo, natureza e sociedade, determina que a ação educativa deve se organizar para que as crianças tenham desenvolvido as seguintes capacidades:

0 aos 3 anos – devem explorar o ambiente, para que possam se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.

4 aos 5 anos e 11 meses – os conhecimentos anteriores devem ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, que elas sejam capazes de interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.

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